COAD
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024


< voltar

|



[11/05/2018 - 10:56] RHs ainda estão pouco preparados para digitalização da área

A maioria dos diretores de recursos humanos acredita que boa parte das tarefas da área serão automatizadas em até três anos – mas são poucos aqueles que avaliam seus departamentos como preparados para processos de transformação digital.



Os dados são de um levantamento feito pela empresa de software de gerenciamento de serviços ServiceNow e pela Oxford Economics, que falou com 500 altos executivos de RH em 12 países.



Três quartos dos respondentes (75%) acham que entre 31% e 60% das tarefas da área de RH serão automatizadas nos próximos três anos. Cerca de 20% acreditam que essa automatização será ainda mais predominante, atingindo mais de 60% dos processos. Hoje, a maioria dos executivos reportam que menos de 30% das tarefas da sua área já estão digitalizadas. Só 7% dos profissionais acham que esse cenário continuará assim nos próximos três anos.



Apesar de enxergarem um futuro marcado pela digitalização, a maioria das áreas de RHs dos executivos ouvidos pela pesquisa ainda está no estágio iniciante da transformação digital (74%). Esse primeiro nível é marcado por um foco mais administrativo, com menos contribuições para a estratégia da empresa. Na comparação com as companhias que estão nos níveis avançados, esses executivos reportam mais dificuldade para recrutar, reter e engajar os funcionários.



Os processos que já estão passando por processos de digitalização na maior parte das empresas consultadas são a folha de pagamento (57%) e a avaliação de desempenho (50%). Em menos quantidade, foram citados o recrutamento (42%) e a gestão de benefícios (34%). Esse último é o mais citado como próximo na fila para ser digitalizado em três anos (46%).



FONTE: Valor Econômico






Veja mais notícias sobre o tema

< voltar

|