COAD
Domingo, 19 de Maio de 2024


< voltar

|



[23/11/2017 - 10:27] Pesquisas de opinião pública terão selo de qualidade

Preocupados com uma possível onda de notícias falsas em ano eleitoral e com o risco de proliferação de pesquisas infundadas, diretores da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep) irão lançar um selo para certificar quem atua no ramo com rigor técnico e metodologia confiável. O lançamento do Selo de Qualidade Abep será no fim de novembro, em São Paulo. A previsão é de que as primeiras certificações saiam no início de 2018.



A Abep reúne hoje pouco mais de 130 filiadas. São empresas que fazem pesquisas qualitativas e qualitativas de opinião pública, estudos de mercado e de audiência, entre outros. Na área política, as mais conhecidas são Datafolha, Ibope, Ideia Big Data, Ipsos, MDA, Sensus e Vox Populi.



Para receber o selo, a empresa filiada terá que se submeter à avaliação de uma equipe da Abep. O grupo de auditores passará alguns dias dentro da empresa para verificar procedimentos e a observância de uma série de requisitos técnicos. Além da própria produção dos levantamentos, a avaliação analisará a relação da empresa com os clientes e as relações com a mídia.



“O objetivo é fazer com que todos trabalhem da mesma forma e garantir qualidade dos trabalhos”, afirma Duilio Novaes, presidente da Abep e sócio-diretor da GAP – Grupo de Assessoria e Pesquisa. “A associação está muito preocupada com o nosso negócio. O nosso negócio é fazer pesquisa, e fazer de forma correta.”



Novaes afirma que os critérios para criação do selo foram desenvolvidos ao longo de um ano por comissões compostas por representantes de diferentes empresas. Um caderno de 25 folhas listará as normas que deverão ser seguidas por quem tem interesse na certificação da Abep.



A auditoria será feita mediante solicitação da empresa interessada na certificação. Depois, o selo poderá ser usado em materiais de divulgação, relatórios e nas apresentações de propostas. As normas para certificação e a lista das empresas com selo serão publicadas no site da Abep.



FONTE: Valor Econômico






Veja mais notícias sobre o tema

< voltar

|