COAD
Sábado, 04 de Maio de 2024


< voltar

|



[21/05/2009 - 11:13] Proposta dá isenção do IR para idoso com 70 anos

 


As pessoas com 70 anos ou mais poderão ficar isentas do pagamento de Imposto de Renda, caso seus ganhos sejam equivalentes a até dez salários mínimos. É o que determina projeto aprovado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). O texto do senador Neuto de Conto (PMDB-SC) ainda precisa ter votado, em caráter terminativo, pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).


- Eu que trabalho tanto com os idosos, digo que seu projeto é brilhante. Estou defendendo-o [o projeto] e o faço com alegria - cumprimentou o relator ad hoc Paulo Paim (PT-RS).


Neuto de Conto manifestou sua satisfação pela aprovação da matéria e salientou que, desse modo, o Senado faz justiça ao cidadão que produziu durante 70 anos para o país e agora necessita utilizar recursos para a compra de medicamentos e gastos com hospitais e enfermeiros. Pelo projeto, a isenção ao idoso que completar 70 anos se dá a partir do mês em que ele atingir essa idade.


Preocupado com o atendimento à Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/00 - LRF), Neuto do Conto prevê, em seu projeto, que o montante da renúncia fiscal seja incluído em demonstrativo que acompanha o projeto de Lei Orçamentária. Também está definido pela proposta que seus efeitos passam a valer a partir de 1º de janeiro do exercício subsequente à adequação feita à LRF.


Em sua análise, o relator Sérgio Zambiasi (PTB-RS), argumenta que o aumento do limite de isenção para os idosos deve ser louvado, pois a medida irá lhes proporcionar maior disponibilidade de renda, especialmente em uma fase em que as despesas com saúde aumentam consideravelmente.


Paim observou também que o limite de dez salários mínimos é adequado, pois não impede aqueles idosos com maior capacidade contributiva permaneçam na ativa.


 


Fonte: Agência Senado.




Veja mais notícias sobre o tema

< voltar

|