COAD
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024


< voltar

|



[05/09/2008 - 14:26] Secretaria da Fazenda simplifica processo de inscrição de empresas

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) apresentou a nova versão da FAC (Ficha de Atualização Cadastral) para os contabilistas, no último dia 2 de setembro, em evento no auditório da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), no Centro, em Vitória.

O documento, utilizado nos processos de inscrição, de alteração, de reativação, de correção e de recadastramento de empresas, foi reformulado a partir de sugestões dos próprios usuários, que indicaram a necessidade de ajustes na FAC.

"A medida adotada tem a finalidade de agilizar e simplificar o processo de inscrição das empresas que pretendem se instalar no Estado do Espírito Santo", informa a secretária de Estado da Fazenda, Cristiane Mendonça.

Treinamento

Segundo o gerente de Desenvolvimento Fazendário, Francisco Costa de Andrade, a apresentação foi um treinamento no qual foram dadas instruções relacionadas ao passo-a-passo para preencher o documento. Os profissionais também receberam orientações sobre como baixar o formulário pela Internet. "Com esta ação, a Sefaz pretende reduzir a incidência de erros na documentação", explica.

O gerente acrescenta que a Secretaria irá solicitar ao Conselho Regional de Contabilidade que reforce junto aos contabilistas a necessidade de participação no treinamento, também previsto para ser realizado em Linhares, em Colatina e em Cachoeiro de Itapemirim.

A nova versão da FAC foi apresentada no dia 26/8 aos representantes das organizações integrantes da Central Fácil, que contribuíram e validaram a proposta elaborada pela Sefaz. De acordo com previsão da Secretaria da Fazenda, o novo documento e o manual de instalação e preenchimento deverão estar disponíveis no site www.sefaz.es.gov.br na primeira quinzena de setembro.

Para o subsecretário da Receita Estadual, Bruno Negris, por meio da iniciativa a Sefaz cumpre os papéis de orientar e de prestar um bom atendimento ao contribuinte.


FONTE: Site da Secretaria de Estado da Fazenda - ES






Veja mais notícias sobre o tema

< voltar

|