COAD
Sexta-feira, 17 de Maio de 2024


< voltar

|



[27/08/2008 - 15:20] Lula anuncia mudança para a classe contábil no Supersimples

 



 


Sem mau tempo para assustar e sob aplausos de pé de 6 mil pessoas presentes no Serra Park, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva veio a Gramado na tarde de ontem prestigiar o 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade e anunciar mudanças que eram exigidas pelo segmento. Ele já havia sido declarado "padrinho dos contabilistas" pela presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Maria Clara Bugarim, com a assinatura da portaria 186 pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, que dá início à convergência do setor público aos padrões internacionais. Quando iniciou seu discurso, Lula foi ovacionado ao afirmar que a classe contábil sairá do anexo 5 para o anexo 3 do Super Simples, o que significa redução significativa da carga tributária paga pelos contadores. Além disso, deu a garantia de que o anteprojeto elaborado pelos contabilistas brasileiros de modernização da Lei 9295 de 1946 que rege a profissão vai virar projeto do executivo federal, propiciando assim um trâmite mais rápido no Congresso.


 


Lula enalteceu a importância dos contabilistas para a economia brasileira que vive período de ebulição. "A nossa produção cresce há 25 trimestres consecutivos com inflação baixa e gerando mais de 9,5 milhões de empregos formais desde 2003", afirmou, acrescentando que o papel do contador neste cenário é fundamental. "Quero elogiar tudo o que a classe vem fazendo, como a convergência às normas internacionais de contabilidade, certificações digitais, preocupação com os cursos de ciências contábeis e, principalmente, com a responsabilidade social".


 


Por fim, o presidente disse esperar que até o final do ano o projeto de reforma tributária seja votado no Congresso Nacional. "Todo mundo é sempre favorável à reforma nos discursos, mas quando chega no Congresso surgem problemas. É preciso aprová-la até o fim de 2008 e acabar de vez com a guerra fiscal entre os estados e criar uma tributação justa na qual as pessoas passem a pagar menos impostos, mas que garanta que todo cidadão pague".


 


"Se eu soubesse que ia ser tão bom estar aqui neste evento, eu teria vindo a pé no domingo a té Gramado", brincou, finalizando sua fala. A segurança da Presidência da República foi a responsável por cancelar sua vinda na abertura do congresso domingo passado, devido ao risco da viagem de helicóptero com o mau tempo.


 


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Gramado acompanhado da governadora Yeda Crusius, que destacou a importância do CFC, que reúne mais de 400 mil profissionais em todo o País. "Este congresso nos orgulha muito e sou grata à categoria dos contadores pela oportunidade que nos proporciona por trazer ao nosso Estado importantes debates e também o presidente Lula. São profissionais que buscam o que as comunidades e as sociedades estão à espera e que se envolvem na responsabilidade social".


 



 


Fonte: Jornal do Commercio.






Veja mais notícias sobre o tema

< voltar

|