COAD
Terça-feira, 21 de Maio de 2024


< voltar

|



[25/07/2008 - 09:02] Senador propõe aumento da idade de dedução de dependentes

 





O senador Neuto de Conto (PMDB-SC) apresentou projeto (PLS 145/08) que aumenta de 21 para 28 anos a idade máxima para que um filho ou enteado possa ser dependente de seus pais para efeito de deduções no Imposto de Renda. Para ele, a situação familiar no Brasil mudou muito nas últimas décadas e hoje os filhos continuam dependendo dos pais às vezes até depois dos 30 anos de idade.





A proposta, que vem sendo relatada pelo senador Adelmir Santana (DEM-DF), prevê que, se o filho estiver freqüentando curso de nível superior, a dependência para efeito da dedução no IR irá até que ele complete 32 anos - hoje, essa idade é de até 24 anos.





"Trata-se de um dedução mínima, pouco superior a 1.650 reais por ano, o que não afetará a arrecadação do governo. Apenas estaremos fazendo mais justiça aos pais, que hoje, por falta de emprego para seus filhos, são obrigados a sustentá-los por muito mais tempo", argumenta o senador na justificativa do projeto.





Neuto de Conto afirma que o Estado brasileiro deve adequar-se às novas situações, como a expectativa de vida média das pessoas, que subiu para 72,3 anos em 2006, 17 anos a mais do que em 1960. Lembra que uma pesquisa mostrou recentemente que até a idade média das pessoas que se casam subiu para 30,6 anos, no caso dos homens, e 27,2 anos (mulheres) -dados de 2006.





O senador argumenta ainda que o mercado de trabalho tem se tornado tão exigente que não basta mais que uma pessoa tenha o diploma de graduação superior, sendo necessário cursos de especialização e pós-graduação. Com isso, os filhos ficam mais tempo dependentes de seus pais antes de conseguir emprego.





Fonte: Agência Senado.






Veja mais notícias sobre o tema

< voltar

|